Tema gerador: Literatura Infantil
Projeto Identidade
A leitura de literatura infantil é muito importante na vida da criança e
deve ser trabalhada de maneira prazerosa, pois, enquanto contamos a história
à criança está investida de muita imaginação, criatividade e principalmente de
afeto.
à criança está investida de muita imaginação, criatividade e principalmente de
afeto.
Assim a literatura é de fundamental importância para a educação
infantil pois com ela trabalhamos pedagógico e psicológico.
O presente projeto será trabalhado através do clássico infantil “ O
patinho feio e Pinóquio”, cuja metodologia de trabalho se pautará na leitura oral da história
realizada pela professora, bem como através de exposição de DVDs, músicas,
criação de desenhos, apresentação de teatro, confecção de cartazes,
dublagem de músicas relacionadas ao tema, etc.
realizada pela professora, bem como através de exposição de DVDs, músicas,
criação de desenhos, apresentação de teatro, confecção de cartazes,
dublagem de músicas relacionadas ao tema, etc.
O objetivo principal do projeto é despertar na criança o gosto pela
literatura infantil, viabilizando, assim, um contato lúdico e prazeroso com a
leitura, a qual acreditamos que deve ser trabalhada desde os primeiros anos devida da criança
porém, respeitando a sua maturidade e gosto pela literatura.
Justificativa:
Ler ou ouvir histórias é entrar num mundo encantador, cheio de magia.
e imaginação, mas principalmente que ensina através do mundo
maravilhoso.
da leitura como é o caso da história “O Patinho Feio” que, por sua vez, trabalha
uma situação real que pode ser vivida por alguma criança ao ser diferente e se
sentir rejeitada.
uma situação real que pode ser vivida por alguma criança ao ser diferente e se
sentir rejeitada.
A construção desse projeto justifica-se pela necessidade de oferecer
um espaço no qual se pode trabalhar um assunto tão sério como a auto-estima
da criança, de uma forma lúdica e prazerosa. Com base nessa colocação,
acredita-se que a escola, com todo o seu potencial e influência deve trabalhar
deve viabilizar os muitos benefícios proporcionados pelas histórias infantis na
vida das crianças, propondo atividades onde a criança vivencie diversidades na
formação de valores.
da criança, de uma forma lúdica e prazerosa. Com base nessa colocação,
acredita-se que a escola, com todo o seu potencial e influência deve trabalhar
deve viabilizar os muitos benefícios proporcionados pelas histórias infantis na
vida das crianças, propondo atividades onde a criança vivencie diversidades na
formação de valores.
Tornou-se crucial a criação de um projeto que desenvolvesse o gosto
pela literatura infantil e ao mesmo tempo abordasse o tema autoestima, de
maneira atrativa para a criança, propiciando atividades lúdicas para as crianças relacionadas à leitura.
maneira atrativa para a criança, propiciando atividades lúdicas para as crianças relacionadas à leitura.
Despertar nas crianças o interesse e gosto pela leitura, possibilitando que as.
mesmas aprendam a ler através das gravuras, preparando-as para a leitura da
escrita de maneira agradável e lúdica;
escrita de maneira agradável e lúdica;
Refletir de maneira descontraída a afetividade e alguns princípios éticos e a
socialização;
Texto oral e coletivo com base na história trabalhada;
Explorar a linguagem oral da criança;
Trabalhar o nome da turma;
Tempo estimado:
02 meses (fevereiro e março)
Recursos:
CD da música “Lá vem o pato” – Toquinho;
DVD “O Patinho Feio
e Pinóquio” – Walt Disney;
Livros;
Cartazes;
Diversos (giz de cera, lápis de cor, cartolina, sulfite, etc.).
Desenvolvimento:
1. Acolhimento das crianças com a roda da conversa com o tema;
2. Apresentação da história mostrando a capa, o título, autor e as gravuras do livro para os
alunos;
2. Deixar que o aluno tenha contato com o livro pegando-o e folheando-o;
3. O reconto da
historia de diversas formas Ex: varal de historia, avental de historia etc.
4. Expor o DVD da historinha na sala de vídeo e depois pedir que os alunos
relatem o que acharam de mais interessante no mesmo;
5. Dramatização da história do Patinho Feio e Pinóquio com os alunos;
6. Identificar o nome da criança de diferentes formas como chamadinha, roda, brincadeiras etc. 7. Musicas diversa
7. Desenhar a parte que mais gostou da história.
4. Expor o DVD da historinha na sala de vídeo e depois pedir que os alunos
relatem o que acharam de mais interessante no mesmo;
5. Dramatização da história do Patinho Feio e Pinóquio com os alunos;
6. Identificar o nome da criança de diferentes formas como chamadinha, roda, brincadeiras etc. 7. Musicas diversa
7. Desenhar a parte que mais gostou da história.
8. Desenhar em
folhas grandes
9. Atividades de
artes como confecção do pato pintura e Pinóquio.
10. Brincadeiras
Culminância do
projeto:
Reconto da
historia realizado pela criança através das figuras para o grupo.
Painel MGI. |
Produzindo o nariz do Pinóquio. |
MGI fazendo atividade. |
Reunidos para assistir o desenho do Patinho feio. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário