quarta-feira, 31 de julho de 2013

Projeto Sítio do pica pau amarelo

PROJETO: CANTANDO E ENCANTANDO COM O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO
DURAÇÃO: dois meses (Junho/Julho)

JUSTIFICATIVA:
Vamos entrar no mundo encantado do Sítio do Pica pau Amarelo, resgatando as cantigas de roda, as brincadeiras cantadas, os brinquedos da época, explorando o universo da ludicidade, apresentando o autor Monteiro Lobato, um escritor que sempre atraiu o interesse de muitas gerações pela leitura.

OBJETIVO GERAL:
Favorecer o desenvolvimento da capacidade linguístico e criador das crianças, desenvolver nelas o gosto pela leitura, através das inesquecíveis histórias, músicas e personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Despertar sobre a curiosidade da vida no sítio e personagens trazendo para nossa realidade;
Conhecer os brinquedos e brincadeiras dos tempos dos avos, identificando os costumes da época e o respeito pelos idosos;
Resgatar a diversidade cultural, através das brincadeiras;
Identificar os elementos que compõem a história, reconhecendo a suas características físicas e psicológicas;
Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais, através das músicas de cada personagem e músicas de animais;
Incentivar a recontagem de histórias, através de sacola da leitura e leitura em sala, produzindo ideias divergentes;
Conhecer as obras de Monteiro Lobato.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Confecção de uma canastrinha (baú de segredos);*
Leitura diária das histórias do Sítio;
Conversa informal, o que tem no sítio criado por Lobato e os sítios que conhecemos;
Atividades relacionadas;
Contação de histórias em família;*
Fantoches;
Representação com desenhos e pintura;
Músicas, cd do sítio (uma por semana);
Dramatizações;
Produção de histórias a partir de imagens;
Confecção de um livro gigante;*
Conhecer os personagens (um por semana);
Receitas da tia Nastácia;
Cantar, gesticular e dançar com as músicas do sítio;
DVD relacionado;
Confecção de bonecas Emilia para meninas;
Recorte e colagem;
Confecção de livro de animais do Sitio (desenhos impresso);*

AVALIAÇÃO:
A avaliação será mediante observação e registro da participação e envolvimento das crianças durante as atividades propostas.

CULMINÂNCIA:
Propor para criança levar o livro Reinações da Narizinho para vivenciarem uma contação de história com a família, através da sacola da leitura.
Assistir ao episódio onde conta a história da Emília e a Canastrinha e despertar curiosidade nas crianças. - O que ela guarda dentro da Canastrinha?
A confecção da Canastrinha da Emília será feita com caixa de leite e as crianças irão decorá-las como quiserem e levar para casa e guardar seus mimos.
Com desenhos e músicas da Emília as crianças já estarão familiarizadas, então iremos confeccionar uma boneca em grupo, com ajuda das meninas.
Para confecção do livro com animais do Sitio, trabalhar músicas de animais. Podemos fazer um porquinho Rabicó de bexiga e rolo de papel higiênico.
Trabalhar as receitas da tia Nastácia conforme possibilidade de cada faixa etária.
Dramatização dos personagens do sítio pelas professoras.

SUGESTÃO:
Inserir na sala de aula figuras dos personagens e observar se as crianças percebem e reconhece os mesmos.


Projeto elaborado: Professoras Vanda e Denise.


Alunos professora Bruna











painel da sala Professora Bruna


Painel Professora Léia

Painel  Berçário II

Vamos plantar feijão! Os alunos se divertiram muito.















Os alunos da professora Léia recontando a história do Sítio.

































Hora de brincar com jogo da memória com os personagens do Sítio.






No dia da finalização do projeto  os personagens do Sítio vieram nos visitar





Emília (Prof. Vanda) Narizinho (Prof. Carolina) e Tia Nástacia (Prof. Denise)



Emília - Professora Bruna

Pedrinho - Professora Verô

Narizinho - Professora Regiane

D. Benta - Professora Andréia

Tia Nástacia - Professora Grasieli

2 comentários:

  1. Parabéns, meninas. Muito legal o projeto. Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com o projeto. Estou procurando ideias para trabalhar com meu maternal e encontro essa pérola. Posso me inspirar nele para trabalhar com meus pequenos?

    ResponderExcluir